terça-feira, 12 de abril de 2016

Quem é Maria, e quem somos nós?

Quem somos nós?

Esse Edublog tem como tema de abordagem: O método Montessoriano de ensino. Somos estudantes do curso de Pedagogia na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e decidimos falar sobre Maria Montessori, pois nos encantou sua sensibilidade em relação à criança e com isso Montessori é lembrada por todos como uma figura importante na educação infantil e seus métodos ainda são utilizados por muitas instituições de ensino. Este blog foi desenvolvido para as famílias e professores, mas todos são bem vindos.

fonte: meimeiescola.com.br
Quem foi Maria Montessori?


Maria Montessori nasceu na Itália em 1870 e falaceu na Holanda em 1952. Foi a primeira mulher a se tornar médica na Itália. Era especialista em pediatria e psiquiatria e iniciou suas pesquisas sobre ensino/aprendizagem em um hospital psiquiátrico com um grupo de crianças excepcionais. Desenvolveu e começou alguns métodos de aprendizagem como:  o desenvolvimento da sala de aula aberta, da educação individualizada, dos materiais de aprendizado para manipulação, brinquedos educativos e a instrução programada.

Como foi desenvolvido o  Método Montessori?


meimeiescola.com.br
O conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criados por Maria Montessori, foi inicialmente desenvolvido para crianças portadoras de deficiências, e partiu dessas crianças para as crianças não excepcionais com o principio que desenvolvesse a inteligência.
Ele foi desenvolvido com o objetivo de desenvolver espontaneamente o interesse nas crianças, para que então elas possam se autoeducar.
A originalidade dada ao método é pelo fato das crianças serem os principais sujeitos no processo educativo, para Montessori, as crianças deveriam ficar livres para movimentarem-se pela sala, e manipularem assim seus materiais educacionais, que são centrados em aspectos multissensoriais. Seus materiais pedagógicos são blocos de madeira, cubos, fitas e todo tipo de material que estimule a audição, o tato, a visão e mesmo a concentração. A educação dos sentidos é essencial. E o principal objetivo desse método é desenvolver uma crianças "equilibrada", que consiga se dominar e dominar o espaço em que se encontra.

Quais são seus pilares?
fonte: institutomontessori.com.br
No método montessoriano existem seis pilares educacionais, que dá suporte a todo o método. Seus seis pilares são: 

1. Autoeducação;
2. Educação como ciência;
3. Educação Cósmica;
4. Ambiente Preparado;
5. Adulto Preparado;
6. Criança Equilibrada.

Autoeducação é a capacidade inata da criança para aprender. A criança explora, investiga e pesquisa o mundo a sua volta para compreendê-lo. As crianças se desenvolvem por seus próprios esforços, no seu ritmo e seguindo seus interesses.


Educação Cósmica é a forma de auxiliar a criança a compreender o mundo. O educador deve levar conhecimento à criança de forma organizada, estimulando sua imaginação e evidenciando o lugar de cada um no universo, desenvolvendo um sentido de consciência para melhoria e manutenção do mundo. 


Educação como Ciência é a compreensão da criança e o fenômeno educativo. Em Montessori, o professor utiliza o método científico de observações, hipóteses e teorias para entender a melhor forma de ensinar cada criança e para verificar seu trabalho no dia a dia. 


Ambiente Preparado é o local onde a criança desenvolverá sua autonomia, podendo ser tanto nas escolar ou lares montessorianos. O ambiente é construído para a criança, para atender suas necessidades biológicas e mentais. Devendo então ter mobília de tamanho adequado e materiais para a livre utilização da criança. 


Adulto Preparado é o profissional que auxilia a criança para seu desenvolvimento completo. Tal adulto deve conhecer as fases do desenvolvimento infantil e guiar a criança em seu "desabrochar", de forma que este se dê nas melhores condições possíveis. 


Criança Equilibrada é qualquer criança em seu desenvolvimento natural. Por meio dos príncipios acima, como a utilização correta do ambiente, e a ajuda do adulto preparado, as crianças expressarão características inatas. Entre outras coisas, encontrarão amor pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem.


Todos seus principios devem funcionar em união, para que a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada.


Suas ideias fazem parte de um grande movimento no início do XX, chamado de Escola Nova,  em que se procuravam caminhos melhores para que a escola passasse a ser um espaço de aprendizagem agradável, e que os alunos nela fossem felizes.

O Sistema Montessori se difundiu pela Europa, Estados Unidos chegando à América Latina e ao Brasil. Hoje, o mundo conhece os benefícios do seu trabalh, pois ajuda no desenvolvimento de uma geração mais criativa, pessoas com mentes mais abertas. E o trunfo mais importante que o aluno leva para a vida é: a ética da convivência, o espírito de cooperação e a vontade de superar-se cada vez mais.

Abaixo segue um vídeo retirado do site TV Escola, sobre a Maria Montessori. Assistam para saber mais sobre a Vida e Obra dessa grande mulher.









Fontes: Meimei Escola   TV Escola  Colégio Maria Montessori


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