Maria Montessori acreditava que a casa não deve ser para crianças, mas das crianças, ou seja, não organizada para sua chegada, mas estruturada a partir de sua criação. Assim, quando pensamos em uma decoração montessoriana, temos que ter em mente que a proposta é fazer um quarto pensando no bebê e não para uso de adultos. Também é importante ter uma perspectiva que vai além da aparência puramente decorativa. A prioridade é a liberdade que a criança deve ter, ponto fundamental no desenvolvimento da criatividade.
Em um local rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável!
Recebendo nossos filhos à maneira Montessori
Hoje em dia é muito comum encontrarmos na mídia muitas referências aos “quartos montessorianos”, cantinhos montessorianos pela casa, atividades montessorianas em casa… Mas o que é preciso mesmo é se preparar para ser “uma família montessoriana”!
Desmond Perry, fala desse assunto em uma de suas publicações e diz que isto começa no momento que se sabe da vinda de um bebê. “Estamos preparando os alicerces e somente alicerces sólidos garantem uma boa construção”. E é na gestação que a família começa a se preparar para receber à maneira Montessori o novo membro da família; afinal a casa – e não só o quarto – pertencerão a ele também como membro dessa família!
Ser montessoriano implica um novo olhar sobre a EDUCAÇÃO: o olhar que vê por inteiro cada pessoa. Para Montessori o processo de educar caminha lado a lado com o desenvolvimento natural das crianças e o papel do adultos é o de cuidar, iniciando essas ações durante a gestação, em uma atitude que ela chama de “ajuda à vida”.
Ainda na gestação, os cuidados com a saúde da mãe podem favorecer um nascimento tranquilo e um bebê saudável. Uma boa alimentação é imprescindível pois as pesquisas mais modernas informam que os bebês desenvolvem o paladar já no útero materno. E não e apenas essa ajuda que podemos dar a esse ser humano ainda em vida embrionária… Uma boa música também auxilia, a qual fica registrada e acalma o bebê depois do nascimento…
Com tudo isso, finalmente vem a preparação do quarto do pequenino, cuidando para receber o bebê segundo os valores da família, mas sempre considerando as características da etapa de desenvolvimento da criança.
Para Montessori, em uma de suas máximas, o papel do adulto é ajudar a criança a fazer sozinha, então pense nisso ao arrumar o quartinho do seu bebê. Bebês precisam de segurança e de espaço para se movimentarem, de elementos que nutram sua curiosidade natural de acordo com cada etapa da vida sem excessos, na medida!
Organizando a Casa
O Quarto
“Devemos dar à criança um ambiente do qual ela possa tirar proveito sozinha: um pequeno lavatório só dela, uma escrivaninha com gavetas que possa abri-las, objetos de uso comum que ela seja capaz de utilizar, uma pequena cama em que possa dormir à noite sob um cobertor agradável que ela consiga abrir e dobrar sozinha. Devemos dar-lhe um ambiente em que ela possa viver e brincar; e, então, nós a veremos trabalhando as mãos o dia todo, e esperando impacientemente para se despir e se deitar em sua cama.” Maria Montessori
![]() |
Colchão no chão para facilidade e segurança da criança |
Os quartos das crianças devem refletir claramente suas personalidades e interesses atuais. Muito embora elas baguncem tudo quando estão sozinhas, as crianças pequenas necessitam tremendamente de amor e de um ambiente organizado. Tudo deve estar em seu lugar e o ambiente deve ser organizado de maneira que seja fácil para a criança mantê-lo arrumado e bem organizado.
Teoricamente, a cama da criança pequena deve ser baixa, próxima ao chão, para que lhe seja fácil subir e descer sozinha. Em vez de usar um berço, Montessori recomendava aos pais modificar o quarto para facilitar a segurança da criança e sua independência antecipada. Reflita sobre o uso de um colchão colocado diretamente no chão, ou sobre estrado junto ao chão.
Use lençóis com elástico, pois isso facilitará a tarefa de manter a cama arrumada para os maiorzinhos.
Monte em uma parede do quarto em local baixo onde a criança possa facilmente alcançar, um pequeno cabide para seus agasalhos e bonés. Decore as paredes com impressos artísticos de alta qualidade de crianças ou animais, colocados no nível dos olhos da criança.
O espelho serve para que a criança possa se conhecer e entender que é uma pessoa distinta da mãe. Fora isso, é importante para o bebê reconhecer seu próprio rosto, as possibilidades de movimento dele e as partes de seu corpo, e enxergar-se pode ajudar a criança a se reconhecer como indivíduo, auxiliando no desenvolvimento da autonomia e da força de vontade. Quando ela ainda não engatinha, esse espelho pode ser instalado na horizontal, ao lado da cama. Mais tarde, pode ficar na vertical, em outra parede. Para garantir a segurança dos pequenos, é importante que esse espelho seja de acrílico e fique bem fixado à parede.

A barra na parede tem uma utilidade só: ajudar a criança a andar, sem depender da ajuda direta dos pais. Pode-se pendurar objetos nesta barra, com espaços de intervalo, para que a criança tenha objetivos a atingir quando tentar caminhar. A utilização da barra precisa ser ensinada, claro, devagar, passo a passo, e quando você perceber que seu filho está tentando levantar e dar os primeiros passos. A barra poder ser daquelas de cortina, mesmo, bem presas a mais ou menos 50cm do chão - isso vai variar conforme a altura de seu filho.
![]() |
Prateleiras baixas e tudo proporcional ao tamanho da criança. |
Note como os professores montessorianos evitam a desordem. Coloque os brinquedos que têm muitas peças em recipientes apropriados, como por exemplo caixas plásticas com tampa, cestos ou uma sacola plástica forte. Certifique-se de que as gavetas da cômoda da criança estejam na altura certa para ela abrir e olhar. Ponha etiquetas nas gavetas: roupas de baixo, meias, etc. Vasos de flores: incentive as crianças a colher flores nos campos ou no jardim para colocá-las no quarto. Deixe algum espaço nas prateleiras do quarto da criança para um pequeno “museu natural”, onde ela possa exibir as pedras que encontrar, sementes e folhas interessantes. A música deve ser um componente importante na vida de todas as crianças. Reserve algum espaço para um sonzinho simples e uma pequena coleção de CDs que sejam sempre de boa qualidade.
Fonte: The Bump http://blog.thebump.com/2014/02/24/9-simple-steps-to-setting-up-a-montessori-style-toddler-bedroom/
Foto cedida por Little House Charming
O Banheiro
![]() |
fonte: ourmontessorihome.com |

A Cozinha
![]() |
fonte: ourmontessorihome.com |
![]() |
fonte: ourmontessorihome.com |
É perfeitamente razoável pedir
às crianças mais velhas que arrumem seus quartos e ajudem nas tarefas
domésticas. Arranje um cesto para as roupas sujas da criança. Peça-lhe para levá-lo
à lavanderia da casa regularmente. Dobrar toalhas e guardanapos é uma boa atividade para ensinar à criança
pequena. Na cozinha, programe pequenas tarefas na preparação das refeições e na
conserva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário