segunda-feira, 2 de maio de 2016

Escolas Montessorianas no Brasil

Idealizado pela médica e educadora Maria Montessori no início do século XX, a linha alternativa é adotada por várias escolas brasileiras, em dez Estados, segundo cadastro na Organização Montessori do Brasil. 

O método montessoriano tem ênfase na individualidade.

Fonte: http://www.escolamontessori.com.br/
Nas escolas que usam o método montessoriano, o professor passeia pela sala de aula, indo de criança em criança. Em suas mãos, não há nenhum giz também não é preciso, onde está o quadro-negro? Mas o lugar é uma escola. Ainda que, definitivamente, essa não seja uma escola tradicional. A estante é decorada por dezenas de objetos coloridos é o que atrai a criança, procurando um brinquedo , e uma lição, inconscientemente. Ela pega uma caixa com materiais dourados que ensinam matemática passa a contar, sem números ou desenhos tem na mão apenas algumas peças amarelas, que, conforme a quantidade, ela vai aprendendo a chamar de “um”, “dez” ou “cem”.


Fonte: http://www.mamaebutterfly.com.br/

A pedagogia Montessori é desenvolvida, sobretudo, na educação infantil, até o 5º ano. As turmas são divididas em faixas etárias e devem ser compostas por até 20 alunos. Além disso, defende a autodisciplina das crianças, que é incentivada pelo contato prático com materiais didáticos. Segundo Paty, o sistema montessoriano foi revolucionário por dar liberdade às crianças de escolherem o que aprender e qual atividade fazer. As salas também foram inovações na época são repletas de objetos com funções educativas específicas e adequadas ao tamanho dos alunos. “Nas aulas, os alunos têm que guardar o material, saber a hora certa de pegar o do colega. Em escolas clássicas montessorianas, as crianças fazem seu lanche, limpam o que usam. Há aulas sobre meio ambiente, higiene. Isso é uma preparação para a vida”, A educadora conta que geralmente não há horários de recreio, com o objetivo de fazer a criança entender que não há diferença entre os momentos de lazer e aprendizado. Por permitir ao aluno escolher as atividades escolares, cabe ao professor guiá-lo e evitar disparidades entre as áreas de conhecimento. “O professor não impõe, não dá nenhum conhecimento pronto. Eles precisam orientar e desafiar o aluno para que aprendam o adequado”.

A Diretora Deyse Canano da escola montessoriana Petra, no Rio de Janeiro, acredita que o método reconhece as “diferentes inteligências” das crianças, o que pode não acontecer em escolas tradicionais. “Há alunos que têm mais aptidão na área motora, por exemplo, e esse potencial deve ser observado e explorado. A inteligência é definida como ‘a maneira como se resolvem problemas’. Essas maneiras não são iguais para todos”, diz.

Escolas Montessorianas no Brasil:

Para ter acesso à lista de escolas Montessori no Brasil, acesso o link abaixo da OMB:

http://omb.org.br/para-as-familias/uma-escola-montessori-perto-de-voce

Abaixo também, temos um vídeo curto em que mostra como seria uma manhã em uma escola montessoriana, infelizmente essa escola não é brasileira, mas como o método a ser seguido, é incrível ver a autonomia que a criança desenvolve!



fontes: Linday Palmer Photography, Terra



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